sábado, 25 de setembro de 2010

Harmonia no Jardim

Os jardins representam a conexão direta com a natureza, são revitalizantes, paradisíacos e ativam a energia vital (chi). Criar um belo jardim é uma arte.
Os jardins devem conter os elementos do Feng Shui (água, terra, fogo, madeira e metal) e equilbrar as energias yin (feminino) e yang (masculino).
Para lugares mais secos, vale incluir água em fontes ou espelhos d'água.

Para lugares mais úmidos, vale inserir pequenas pedras.
Caminhos sinuosos entre o jardim e a casa são auspiciosos.
Árvores localizadas perto da entrada ou na parte posterior de uma casa simbolizam proteção. Mas devem estar numa distância apropriada para não criar obstáculo e escuridão.

Coloque no seu jardim plantas e flores com as cores e formas relacionadas aos respectivos guás do baguá.
As plantas, flores e árvores devem estar sempre saudáveis.
Segundo o Feng Shui, a peônia é uma das mais flores mais auspiciosas para ambientes e jardins e simboliza prosperidade e amor. Outras flores de sorte são: crisântemo que simboliza alegria e vida longa. A orquídea é o feminino, o amor, a beleza, a gentileza e a hospitalidade. O jasmim é doçura, amizade e amor. A azaléia é graça e feminino.
Comedouros e bebedouros para pássaros são sempre bem-vindos nos jardins.
Cristais de quartzo, seres encantados como fadas, elfos, gnomos, esculturas de animais, móbiles, luzes, bambus, vasos e sinos de vento podem deixar seu jardim ainda mais energizado e bonito.
 
fonte: http://cantodofengshui.blogspot.com/


Bagua - Significado eutilização

- Significado dos lados
Oeste:
Tui, a alegria
Tui representa a alegria e felicidade. Assim como um lago, ele é fraco por fora e obstinado por dentro. Seu elemento é o metal que atua nos campos da criatividade e sorte dos filhos. É bom ter nesses ambientes pratarias, medalhas, moedas e esculturas em metal. As cores que dão sorte são o branco, dourado e prata.

Noroeste:
Chien, o criador
Chien simboliza o céu e a perseverança. Ele atua no setor dos amigos e pessoas úteis ao seu ciclo de vida. Seu elemento é o metal. As cores utilizadas nos ambientes regidos por este trigrama devem ser o branco, o prata e o ouro. Objetos como móveis e esculturas em metal são propícios para a atração do bom Feng Shui.

Norte
Kan, o abismo
Este trigrama representa Kan que é regido pelo elemento água, influenciando o trabalho. É bom utilizar nestes ambientes cores mais escuras como o azul e o preto. Aquário, pequenas fontes e vasos com água são excelentes ativadores da boa sorte neste ambiente.

Nordeste
Ken, a montanha
Este trigrama representa a imobilidade da calma e da tranqüilidade, espera e solidão. Seu elemento é a terra que rege a educação e a espiritualidade. Pequenos vasos, miniaturas de jardins japoneses, desenhos ou gravuras de montanhas são ótimos para atrair boas energias. A cor bege é a mais indicada para a decoração.

Leste:
Chen, o movimento
Este trigrama simboliza o dragão e possui a imagem do trovão. Ele rege a família e seu elemento é a madeira. Neste ambiente é indicada a presença de árvores e plantas, folhagens, ou até mesmo bonsais. É um ambiente de cores escuras como o verde e o marrom.

Sudeste:
Sun, a suavidade
O Sun é o trigrama que representa a prosperidade. Os ambientes regidos por Sun necessitam ter muitas plantas...enfim muito verde. Pequenas árvores, troncos e esculturas são bem vindos, assim como móveis pequenos em madeira, que são ótimos incentivadores do bom Chi, pois o este é o elemento deste trigrama.

Sul:
Li, o envolvimento
Este trigrama é regido pelo elemento fogo que representa o sol, a claridade, o brilho, e governa o sucesso. No ambiente deste trigrama é necessário a utilização de luminárias, castiçais e velas. As cores indicadas são todas as de tonalidade vermelha.

Sudeste:
Kun, o receptor
Kun é o trigrama da terra, regendo o casamento e os relacionamentos. As cores indicadas para utilizar neste local são o bege e o amarelo. É bom ter um vaso grande neste ambiente, ou destiná-lo para um jardim. As imagens do globo terrestres e de montanhas são bons ativadores de Chi.


- Saiba como utilizar o Ba-Guá

Principal símbolo da prática do Feng Shui de hoje em dia. Tem uma forma octogonal que corresponde aos quatro pontos cardeais da bússola e às suas quatro subdivisões.
Cada uma dessas subdivisões atende a uma necessidade da vida. O Feng Shui atende os seguintes pontos: educação e espiritualidade, relações na família, relacionamenos e perspectivas de casamento, prosperidade e riqueza, reconhecimento profissional, criativadade e sorte dos filhos, trabalho e amigos.

Abaixo segue o passo-a-passo de como utilizar o Ba-Guá: Caso você tenha alguma dificuldade em encontrar as localidades, utilize uma bússola que é mais precisa, OK?
1) Antes de qualquer coisa você deve se posicionar no centro da sua casa.
2) Agora você deverá fazer um esboço do local (caso tenha dificuldade em reproduzir, utilize a planta da casa).
3) Coloque a imagem do Ba-Guá sobre o esboço da seguinte forma, o lado Norte do esboço (Dúvidas? Use a bússola) deve ficar sob o lado Norte do Ba-Guá.
Pronto, agora os lados do Ba-Guá já estão direcionados para os cômodos da sua casa. Leia em Significado dos Lados o que deve ser adicionado e reestruturado em cada local, de acordo com as suas aspirações.
4) Se sua casa tiver mais de um andar, faça a mesma procedência dos primeiros passos no andar de cima.
5) Pronto, agora você já pode apurar quais aspirações da vida correspondem a determinados cômodos da casa. O Ba-Guá possui diversos símbolos. Você precisa olhar cada um dos trigramas do Ba-Guá, conforme a disposição de cada um em relação aos cômodos.
6) Assim, só resta agora ativar os ambientes que estão com problemas ou em que você quer ter boa sorte.
 Faltam cômodos:
Pode ser que depois que você fizer a identificação dos ambientes, fique faltando um ângulo. Para não ficar sem a sorte desse setor, tente “construir” esse setor. Isso pode ser feito de duas formas: ampliando a sua casa ou usando um espelho de parede para ampliar a residência naquele ângulo.
 Problemas:
Dois problemas podem ocorrer:
- Caso o lado que você queira ativar esteja ocupado pelo toalete, esta é uma má notícia. Todas as energias deste ambiente acabam sendo drenadas. Pare de usar este aposento imediatamente.
- A cozinha nessa localização também diminui a sorte no setor correspondente.

fonte:http// taviorio.multiply.com
Plantas femininas e masculinas

Femininas: orquídea, rosa, peonia
Masculinas: girassol, cravo, lírio

Nenhum comentário:

Postar um comentário